#198Livros – Dando a volta ao mundo através da literatura

O QUE É?

O #198Livros é um projeto de dar a volta ao mundo através da literatura. A proposta é ler um livro de cada país do mundo, considerando os territórios independentes.

Depois de tantas leituras enfadonhas, acadêmicas e teóricas da graduação, especialização e mestrado, retomei o meu gosto por ficção que eu tinha lá no ensino médio enquanto devorava Harry Potter e as Crônicas de Nárnia ao mesmo tempo.

Eu conheci a ideia através do blog Viaggiando, escrito pela Camila Navarro. A ideia oficial é da Ann Morgan, através do A Year of Reading the World. Recomendo o Ted Talks dela explicando como foi a experiência aqui.

Não existe um jeito melhor de viajar do que através da leitura. Este é um projeto pessoal com intuito de incentivar outras pessoas a saírem da sua zona de conforto da leitura, ou mesmo a voltar a ler com mais frequência. É incrível o que podemos descobrir através da leitura, então por que não, tentar dar a volta ao mundo sem sair do sofá?

Faça um teste por uma semana e tente contabilizar quanto tempo você passa nas redes sociais apenas “descendo o feed” sem mesmo fazer nenhuma interação? Use metade deste tempo ocioso para ler uma ou duas páginas de uma autora jovem de Moçambique por exemplo. Te juro que você vai acabar a semana levando um livro até pra fila do banco! E pra quem quiser ousar, por que não começar aquele livro curtinho em inglês?

 

POR QUE 198 LIVROS?

Pelas contas da Organização das Nações Unidas (ONU) existem atualmente 193 países. Para ser considerado um país é necessário ter fronteiras definidas, sustentação econômica, soberania nacional, além de ser reconhecido pelos demais como país. Além dos países considerados pela ONU, adicionei na conta dois estados-observadores (Palestina e Vaticano), além de Kosovo, Taiwan e Saara Ocidental.

QUAL É O PRAZO?

No desafio original, a proposta é para ser feita em um ano. No meu caso seria impossível considerando as leituras do mestrado e um possível doutorado, então vamos apenas colocar o prazo de início como 01 de Janeiro de 2019 e só o tempo vai dizer quando eu vou conseguir terminar.

A ESCOLHA DOS PAÍSES

Cada país será escrito num pedaço de papel e irei sorteando a ordem de leitura, com uma possível alteração dependendo da dificuldade de encontrar o livro. Vou sortear cinco países por vez, sendo assim, esta página estará em constante atualização.

A ESCOLHA DOS LIVROS

Os livros escolhidos serão romances, pois é meu gênero preferido, ou biografias. Vou levar em consideração títulos que discutam aspectos culturais, políticos e sociais do país em questão. Sugestões sempre serão bem vindas.

LIVRO FÍSICO OU E-BOOK?

Ao contrário de muitos, eu prefiro a versão digital do que o livro físico. Aqui vale correr pra biblioteca da universidade (não é pra ir lá só quando chegar no TCC, use o espaço da sua universidade, please), ou na biblioteca pública da cidade. Os e-books eu compro na Amazon, ou encontro no lelivros, títulos mais difíceis eu encontro no Book Depository.

 

O ANDAMENTO DO PROJETO

Nesta tabela eu listo todos os livros sorteados, escolhidos e lidos. Ao final do projeto teremos 198 linhas aqui, se você acessar o projeto pelo meu blog, Momentos de Mochila. Poderá acompanhar todos os países visitados pela leitura:

 

PAÍS  LIVRO
Itália Amiga Genial – Elena Ferrante
Nigéria Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie
Coréia do Norte Fuga do Campo 14 – Blane Harden
Líbano Mel e Amêndoas – Maha Akhtar
Índia Aguapés – Jhumpa Lahiri

 

E aí, curtiu o desafio? Que tal tentar também? Compartilhe aqui suas sugestões de leitura!

 

Inspire-se.
Assine nossa
newsletter:

Imagem

Principais tags:

  • livro;
  • literatura;
  • mundo;
  • viajar;
  • leitura;
  • viagem;
  • intercâmbio