A Música e a Sua Influência no Aprendizado

Hello everyone, sou professora de inglês na Talkers e vou compartilhar com vocês algumas dicas de músicas e apps super bacanas para dar aquele "up" no Inglês.

Sou da época que a gente esperava ansioso o cd do nosso artista favorito chegar nas lojas para poder acompanhar no encarte as letras das músicas em inglês e cantarolar por aí sem saber o que significava. Quando isso? 1997,1998... Ufa, ainda bem que agora é bem mais fácil e rápido!!

A música teve uma influência enorme na minha escolha profissional e acadêmica. Quem me conhece sabe que amo cantar, então a música tem feito parte da minha aprendizagem de uma forma natural, desde sempre.

E quem não gosta de música, não é mesmo? Então, que tal ouvir aquela música que você ama e de quebra aprender muitas expressões novas e arrasar na pronúncia?

Sim, sua pronúncia em inglês e qualquer idioma que você esteja aprendendo, pode melhorar muito se você incluir uma dose diária de música no seu dia-a-dia.

O ritmo e a melodia combinados, facilitam a compreensão e a ligação entre as palavras acontece de uma maneira natural, muito mais facilmente do que em um texto, por exemplo.

Para te ajudar, selecionei pelo menos 5 dicas :

Lyrics training é um app genial que busca vídeos das suas músicas favoritas e te desafia a completar a música com as palavras que faltam em 4 níveis diferentes. Comece com músicas de letra simples, como as dos Beatles ou Coldplay, por exemplo. Elas costumam ter vocabulário mais simples e menos expressões idiomáticas e gírias.

By the way, você sabe a diferença entre music, song e lyrics? Em português podemos ter exemplos como: música boa, minha música preferida é..., música clássica, etc... Em inglês music é usado para o gênero, como no exemplo (rock music, good music) o sentido mais amplo da palavra.

Song é a canção, aquela que tem a letra e a melodia ( my favorite song is... Adele's songs are awesome) já lyrics se refere a letra da música e sempre usamos no plural ( Hello ( Adele) lyrics). Lyric se refere à música lírica.

Outra dica é buscar as letras( lyrics )no YouTube, nos videoclipes, incluí-las nas postagens do Instagram e stories através da ferramenta de música disponível neste app.

Para turbinar ainda mais o listening e ainda praticar outras habilidades, aprender um instrumento musical é uma ótima escolha. Sem sombra de dúvidas, a percepção auditiva melhora consideravelmente e o ukulelê é excelente para começar. Este pequeno instrumento que se originou no Havaí é o meu favorito. Aproveita e pesquisa músicas em inglês com o ukulelê, você vai se surpreender com a variedade e sonoridade.

Quer ouvir sotaques do mundo todo e músicas diferentes do habitual? Você pode ouvir qualquer rádio do planeta em apenas um clic. Radio house é um app super bacana que você pode procurar por qualquer rádio clicando no ícone do globo terrestre ou seleci

Gosta de British English? No app Radio UK você encontra rádios separadas por assunto, incluindo várias da BBC que são relacionadas aos livros da Talkers.

Depois de tudo isso, fica fácil concluir que a música é uma grande aliada no processo de aprendizagem de um novo idioma e que é só uma questão de encontrar um estilo que você se identifique. Espero que tenham gostado das dicas, por aqui, continuamos livres, inquietos e inspirados!!!

 

Por Cláudia Valmórbida - Unidade Farroupilha

Inspire-se.
Assine nossa
newsletter:

Imagem

Principais tags:

  • musica
  • idiomas
  • ingles
  • espanhol
  • francês